Você já ouviu a máxima “Ser é ser percebido”? Essa frase do filósofo-bispo George Berkeley estabelece que algo só existe na medida em que é reconhecido por alguém. No que diz respeito a uma empresa isso não poderia ser mais verdadeiro. Afinal, o seu produto ou serviço depende estritamente de ser conhecido pelos seus clientes. Sejam esses potenciais ou convertidos. E é para tentar resolver essa questão que entra em cena o Marketing.
No mercado essa ferramenta vai ajudar a posicionar a sua marca de forma estratégica. É ela que vai permitir que a sua empresa entenda, atenda, influencie e conquiste os clientes. Para atingir esse fim, o Marketing oferece uma grande variedade de práticas. Boa parte dessas estratégias pode hoje ser categorizada como Inbound ou Outbound Marketing.
No primeiro, também conhecido como marketing de atração, é o cliente quem deve encontrar a marca. O segundo, a técnica mais tradicional, busca atingir a maior quantidade possível de pessoas de uma única vez. Mas você sabe dizer qual dos dois é melhor para a sua organização? Não se preocupe se não tiver uma resposta. Nós te ajudaremos a descobrir neste artigo.
Antes de tudo é preciso ir além do pequeno resumo já apresentado neste texto. Vimos que o Inbound Marketing é uma prática na qual o próprio cliente chega até a empresa. A partir daí é preciso investir em formas de manter esse relacionamento, pois o seu cliente deve ser conquistado e encantado a todo o momento.
O Inbound está intimamente ligado ao Marketing Digital. Porque afinal de contas essa se tornou a melhor forma para interação com os consumidores. Outra característica dessa prática de atração está na segmentação. Aqui a sua empresa busca um público específico e para isso a comunicação não pode ser nem invasiva, nem massificada. Além disso, o interesse das pessoas deve ser trabalhado antes da compra.
Tudo somado trata-se do oposto daquilo que se faz no Outbound Marketing. O objetivo nessa prática é levar a sua organização a ser conhecida por um grande número de pessoas. Não há segmentação envolvida. A única medida de sucesso para esse tipo de campanha costuma ser o consumo do produto ou serviço oferecido. O grande problema aqui é que o seu produto poderá passar a impressão de que foi imposto aos clientes.
Para conquistar os consumidores contemporâneos as estratégias de Inbound Marketing surtem um efeito melhor. Uma vez que você conhece a fundo o seu público-alvo, a mensagem da sua organização se torna mais assertiva. Além de tudo, estabelecer uma relação com os clientes é uma forma de aumentar a fidelização. Para os consumidores de hoje, uma marca precisa dialogar, literal e figurativamente.
Podemos lembrar ainda que as formas de divulgação tradicionais são limitadas. Já na internet, com uma dose de bom senso, o limite é a sua criatividade. Quer mais vantagens? No Brasil 65,7% da população está conectada diariamente através de computadores e dispositivos móveis. Estatisticamente é mais provável que você encontre nesse meio o seu cliente ideal.
Por último, e não menos relevante, há o custo. Anunciar em meios tradicionais, como os grandes veículos de comunicação sai caro para a sua organização. Essa é uma estratégia que se adéqua melhor às grandes corporações e marcas internacionalmente conhecidas.
O ideal para ser reconhecido é equilibrar as duas estratégias de acordo com a natureza e tamanho da sua organização. Na maioria dos casos um bom uso do Inbound pode ser complementado pelo uso esporádico do Outbound. Lembre-se antes de qualquer coisa, que a sua organização precisa ser percebida, mas pelas pessoas certas!
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