Inbound x Outbound Marketing: Qual a melhor opção para minha empresa?

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Você já ouviu a máxima “Ser é ser percebido”? Essa frase do filósofo-bispo George Berkeley estabelece que algo só existe na medida em que é reconhecido por alguém. No que diz respeito a uma empresa isso não poderia ser mais verdadeiro. Afinal, o seu produto ou serviço depende estritamente de ser conhecido pelos seus clientes. Sejam esses potenciais ou convertidos. E é para tentar resolver essa questão que entra em cena o Marketing.

No mercado essa ferramenta vai ajudar a posicionar a sua marca de forma estratégica. É ela que vai permitir que a sua empresa entenda, atenda, influencie e conquiste os clientes. Para atingir esse fim, o Marketing oferece uma grande variedade de práticas. Boa parte dessas estratégias pode hoje ser categorizada como Inbound ou Outbound Marketing.

No primeiro, também conhecido como marketing de atração, é o cliente quem deve encontrar a marca. O segundo, a técnica mais tradicional, busca atingir a maior quantidade possível de pessoas de uma única vez. Mas você sabe dizer qual dos dois é melhor para a sua organização? Não se preocupe se não tiver uma resposta. Nós te ajudaremos a descobrir neste artigo.

Entenda as principais diferenças entre Inbound e Outbound Marketing

Antes de tudo é preciso ir além do pequeno resumo já apresentado neste texto. Vimos que o Inbound Marketing é uma prática na qual o próprio cliente chega até a empresa. A partir daí é preciso investir em formas de manter esse relacionamento, pois o seu cliente deve ser conquistado e encantado a todo o momento.

O Inbound está intimamente ligado ao Marketing Digital. Porque afinal de contas essa se tornou a melhor forma para interação com os consumidores. Outra característica dessa prática de atração está na segmentação. Aqui a sua empresa busca um público específico e para isso a comunicação não pode ser nem invasiva, nem massificada. Além disso, o interesse das pessoas deve ser trabalhado antes da compra.

Tudo somado trata-se do oposto daquilo que se faz no Outbound Marketing. O objetivo nessa prática é levar a sua organização a ser conhecida por um grande número de pessoas. Não há segmentação envolvida. A única medida de sucesso para esse tipo de campanha costuma ser o consumo do produto ou serviço oferecido. O grande problema aqui é que o seu produto poderá passar a impressão de que foi imposto aos clientes.

Inbound ou Outbound, qual escolher?

Para conquistar os consumidores contemporâneos as estratégias de Inbound Marketing surtem um efeito melhor. Uma vez que você conhece a fundo o seu público-alvo, a mensagem da sua organização se torna mais assertiva. Além de tudo, estabelecer uma relação com os clientes é uma forma de aumentar a fidelização. Para os consumidores de hoje, uma marca precisa dialogar, literal e figurativamente.

Podemos lembrar ainda que as formas de divulgação tradicionais são limitadas. Já na internet, com uma dose de bom senso, o limite é a sua criatividade. Quer mais vantagens? No Brasil 65,7% da população está conectada diariamente através de computadores e dispositivos móveis. Estatisticamente é mais provável que você encontre nesse meio o seu cliente ideal.

Por último, e não menos relevante, há o custo. Anunciar em meios tradicionais, como os grandes veículos de comunicação sai caro para a sua organização. Essa é uma estratégia que se adéqua melhor às grandes corporações e marcas internacionalmente conhecidas.

O ideal para ser reconhecido é equilibrar as duas estratégias de acordo com a natureza e tamanho da sua organização. Na maioria dos casos um bom uso do Inbound pode ser complementado pelo uso esporádico do Outbound. Lembre-se antes de qualquer coisa, que a sua organização precisa ser percebida, mas pelas pessoas certas!

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