A importância das redes sociais como ferramenta de comunicação

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Entenda a importância de utilizar as redes sociais como ferramenta de comunicação

As formas de se comunicar com o público-alvo mudaram e estarão em constantes mudanças nos próximos anos. As redes sociais fazem parte desta mudança e nós preparamos este conteúdo para lhe explicar qual é a real importância desta ferramenta e a melhor forma de você utilizar as redes sociais para se comunicar com o seu consumidor.

Há diálogo entre marcas e consumidores

Antigamente, uma marca “falava”, o público recebia a mensagem e ponto. Não existiam muitas formas do público opinar sobre aquela mensagem ou enviar feedback para marca. As redes sociais foram o divisor de águas para a comunicação entre marcas e públicos-alvo. Hoje, há uma via de duas mãos, onde a marca conversa com o consumidor e o consumidor responde pela mesma plataforma, falando de igual para igual.

Para as marcas que não valorizavam o seu consumidor e que não entregavam um bom serviço ou produto, as redes sociais expuseram essa verdade ao público. Isso porque os consumidores estão bastante exigentes e utilizam esse meio de comunicação para dar sua opinião, reclamar e alertar outros consumidores para não consumir o produto ou serviço desta marca.

Por outro lado, as marcas que têm essa preocupação com o consumidor, valorizam o relacionamento, o atendimento, o serviço ou produto oferecido, se deram muito bem e cresceram sem precisar investir em muita propaganda. O público é honesto e quando a marca merece um elogio, ele também vai às redes para indicar, contar um case de sucesso e falar bem da marca.

Isso foi uma grande oportunidade de termômetro para as marcas. Muitas achavam que estavam agradando o consumidor, mas nunca de fato tinham perguntado a ele o que achavam do produto ou serviço.

Com a entrada das marcas nas redes sociais foi possível conhecer melhor quem eram seus fãs, do que os consumidores sentiam falta e do que eles gostavam na marca e, dessa forma a marca pode criar uma estratégia para melhorar os pontos fracos e fortalecer os fortes.

Como utilizar as redes sociais

Na prática, tudo parece muito fácil, mas na teoria não é simplesmente criar uma página no Facebook ou um perfil no Instagram e pronto. É preciso criar uma estratégia, uma forma padrão de se comunicar com o seu público e entender o que ele quer ver nas suas redes sociais.

Empresa que só faz divulgação dos seus produtos e promoções não terá muito sucesso nas redes. O consumidor hoje em dia busca conteúdo relevante – aquele conteúdo que lhe ajudará a resolver algum problema seja qual for a etapa do funil em que ele esteja no momento. Além disso, ele quer diálogo, ele quer ser ouvido e ser respondido.

Regras para as redes sociais

Preparamos algumas regras básicas de como você deve utilizar as redes sociais, não importando o tipo de serviço ou produto que a sua marca oferece:

– Crie um manual de atendimento para as suas redes sociais – não importa quem estará gerenciando as suas redes, a sua marca deve manter a mesma linha de comunicação.

– Responda a todos os comentários direcionados à marca, sejam eles positivos ou negativos. Nunca deixe um consumidor sem resposta, pois ele se sentirá ignorado e irá voltar alegando que a marca não deu atenção a ele.

– Nunca seja grosso com ninguém nas redes. Responda sempre mantendo o respeito, não importa em qual situação.

– Entregue 80% de conteúdo de valor e 20% de conteúdo falando sobre a sua marca, seu produto ou seu serviço.

Se você precisa de uma ajuda para gerenciar as redes sociais da sua marca, entre em contato através do nosso formulário de contato ou nos envie um WhatsApp. Nosso time é especialista no assunto e podemos ajudar a sua marca decolar no mundo digital.